Os funcionários e funcionárias do Banco do Brasil recebem hoje (31/08) o crédito referente à primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2017, incluindo a parcela variável.
Em mensagem enviada pela intranet, o banco informou que o lucro do primeiro semestre atingiu R$ 5,2 bilhões, com rentabilidade de 10,7%, e, por isso, estará realizando o pagamento deste direito ao corpo funcional.
Segundo o BB, serão distribuídos R$ 635,8 milhões aos 102 mil bancários e bancárias, que receberão um valor, em média, 20% maior em relação ao que foi pago no ano passado. Também de acordo com o banco, para os escriturários o aumento chega a 24%.
O banco tinha prazo até o dia 15/09 para efetuar este crédito, mas, por decisão do Conselho Diretor, foi feito neste dia 31, juntamente com a distribuição dos dividendos dos acionistas. Isto ocorreu, conforme explica a mensagem do BB, porque o Acordo Coletivo de Trabalho assinado em 2016 tem validade por dois anos.
Para Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina, o pagamento da PLR vem em boa hora, porém, na avaliação dela, o banco deveria ter divulgado de forma antecipada a data do crédito para que o funcionalismo pudesse planejar suas finanças.
“O pagamento antecipado é ótimo, porém, não é um prêmio ou um presente da direção do BB, mas sim uma conquista dos trabalhadores prevista no Acordo Coletivo e reflexo do empenho de todos no dia a dia para atingir esse excelente resultado”, pondera Gisa.
Fonte: Por Armando Duarte Jr.