(Cuiabá-MT) – Fundada em 19 de janeiro de 1990 e ratificada por um congresso interestadual da categoria, em março de 1991, em Cuiabá-MT, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – FETEC-CUT/CN, completa nesta segunda-feira (19), 25 anos de existência. Para comemorar essa data tão significativa para os bancários da Região Centro Norte do país, foi elaborada uma série de atividades, dentre elas, a realização de uma solenidade festiva, a ser realizada às 19 horas do dia 30 de janeiro de 2015, nas dependências do SEEB/Brasília que contará com as presenças dos ex-presidentes, diretores e convidados, lançamento de selo alusivo aos 25 anos e do novo site da entidade.
Uma federação que abrange dois hemisférios: A imensidão geográfica e o distanciamento dos grandes centros financeiros provocaram um isolamento político-sindical para os sindicatos sediados na Região Centro-Norte do país. Para vencer essa barreira, a Fetec-CUT/CN foi fundada, democrática e combativa e veio para respaldar as ações dos sindicatos dando-lhes a atenção e orientação devida, buscando fazê-los entidades fortes, democráticas e mobilizadas.
A Fetec-CUT/CN possui atualmente 12 sindicatos filiados, representando dessa forma, todos os bancários dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE e das cidades de Rondonópolis(MT) e Região Sul, de Dourados(MS) e Região, Barra do Garças(MT) e Região e de Campo Grande (MS) e Região. A cada ano que passa mais sindicatos dessa imensa região reconhecem o trabalho desenvolvido e integram a esse projeto de organização dos trabalhadores do sistema financeiro.
“Acredito que estamos cumprindo com a nossa missão. A Fetec-CUT/CN chega aos seus 25 anos de existência cada vez mais forte e unida pelos valores e compromissos forjados por esta diretoria e por todas que nos antecederam e não tenho dúvida que também serão seguidos por aquelas que ainda estão por vir”, destacou o presidente da Fetec-CUT/CN José Avelino.
Fonte: Fetec-CUT/CN – Da Redação