A eleição do Sindicato dos Bancários será nesta sexta-feira (13). Juiz do Trabalho revogou decisão que suspendeu o processo eleitoral na véspera da votação marcada para o último dia 5. Em seu despacho, o juiz considera que há um quadro de normalidade no Estado, apesar do esforço que o poder público ainda deve realizar para recuperação das áreas atingidas nas alagações. Determinou assim a retomada do processo em caráter de urgência.
Para tratar da retomada do processo eleitoral, o presidente da Comissão Eleitoral, Evandilson Alves, convocou todos os representantes da Comissão Eleitoral para reunião nesta quarta (11). A nova data de eleição já havia sido aprovada na Comissão Eleitoral na terça-feira, cuja ata foi levada ao juiz antes do seu despacho. A representante da chapa 2 faltou às três reuniões da Comissão convocadas para a última terça (10) e para esta quarta (11) que definiram a nova data e fizeram encaminhamentos da eleição.
Evandilson disse esperar que não se recorra a mais nenhum artifício para retardar o processo democrático de consulta à categoria que elegerá a diretoria do Sindicato para o próximo triênio.
Foi a chapa 2 que recorreu à Justiça para suspender a eleição na semana passada. Alegou que um suposto quadro “de isolamento de regiões do Estado, somados a alagamentos de agências bancárias(…), tornam inviável a realização da eleição”. Alegações contrariavam completamente as informações levantadas pela Comissão Eleitoral, que davam conta que a rede bancária funcionava plenamente em todo o Acre e que o comparecimento dos funcionários era em índice normal. Apenas uma agência do BASA de Brasileia e outra do BB em Xapuri estavam comprometidas, mas já haviam sido tomadas as providências pela Comissão Eleitoral para garantir o voto dos funcionários dessas agências.
Por isso, a Comissão Eleitoral e a diretoria do Sindicato lamentaram o adiamento da eleição, que barrou o processo democrático e causou mais gastos para o Sindicato dos Bancários e para os sindicalizados. Várias urnas e equipes coletoras já haviam sido organizadas e se encaminhavam (em automóveis) para o interior, quando chegou a liminar suspendendo a eleição.
A votação
Se inscreveram para a disputa nessa eleição a Chapa 1: Compromisso, Confiança e Responsabilidade, encabeçada pelo atual presidente Edmar Batistela e por Edvaldo Almeida (Neném do BB) e composta pela maioria da atual diretoria, e a Chapa 2: Novos Rumos, encabeçada pelas bancárias Deborah Fernanda e Cintia Vasconcelos.
Estão aptos a votar 852 sindicalizados de Rio Branco e do interior do Acre. Cerca de 71% d@s bancári@s em condições de voto são da Capital e o restante distribuído pelos municípios do interior.
Urnas volantes percorrerão as agências bancárias de bancos públicos e privados, em Rio Branco e Interior durante o dia 13. Haverá apenas uma urna fixa na sede do Sindicato.
A apuração geral dos votos ocorrerá na AABB em Rio Branco, após a chegada das urnas com votos coletados. Apenas os votos colhidos em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima serão apurados fora da capital. Uma mesa apuradora foi especialmente montada na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, para onde as urnas foram enviadas por via aérea.