Você está visualizando atualmente II Fórum discute visibilidade negra nos bancos nesta quarta e quinta

II Fórum discute visibilidade negra nos bancos nesta quarta e quinta

A Contraf-CUT, o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e a Fetraf RJ-ES promovem nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, o II Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro. O evento, que integra a programação do mês da consciência negra, será realizado no Hotel São Francisco (Rua Visconde de Inhaúma, 95), no centro do Rio.

2 Forum Racial

As inscrições continuam abertas, de acordo com as orientações do comunicado enviado pela Contraf-CUT para os sindicatos e as federações.

Para Andrea Vasconcellos, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, “todas as entidades sindicais são desafiados a estimular o debate e a reflexão sobre essa temática, bem como participar da mobilização para combater a discriminação racial e conquistar igualdade de oportunidades”.

A luta contra a discriminação racial está na pauta de reivindicações da categoria. Na 15ª Conferência Nacional dos Bancários, que definiu a minuta negociada com a Fenaban na Campanha 2013, foi aprovada a demanda de contratação de no mínimo 20% de afrodescendentes nos bancos. “Os bancos não aceitaram, mas a luta vai continuar”, destaca Andrea.

O governo federal anunciou na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada nos últimos dias 5, 6 e 7, o decreto que cria o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e o Projeto de Lei de Cotas no Serviço Público Federal, que irá tramitar sob regime de urgência no Congresso Nacional, destinando 20% das vagas nos concursos públicos do Poder Executivo para afrodescendentes.

“Assim, o II Fórum é um momento oportuno e ímpar para acumular, compreender e apontar caminhos para o debate e a reflexão no interior das direções e, especialmente junto à categoria”, conclui Andrea.

O evento contará com a participação de intelectuais, pesquisadores, gestores e movimentos sociais que atuam no tema.

Confira a programação:

– Quarta-feira, dia 13

Conferência de abertura: As desigualdades sociorraciais no mercado de trabalho: Provocações, limites e tendências.

Mesa 1 – Panorama racial, direitos humanos e a violência contra a população negra no Brasil.

– Quinta-feira, dia 14

Mesa 2 – Aspectos conceituais e políticos das ações afirmativas no Brasil: Avanços e Lacunas.

Roda de conversa (Contraf-CUT, Dieese, CUT Nacional, Unegro-RJ e Fenaban): Os desafios das políticas antirracistas no Sistema Financeiro, a transversalidade e as negociações coletivas.

Repactuação da Carta de Compromisso das Entidades.

Deixe um comentário